Comissão Técnico-Científica
Antônio Caetano Marchiori, Dr. - APAER (Associação Paulista de Extensão Rural)
Carlos Rodrigues Pereira, Prof. Dr. - UFF (Universidade Federal Fluminense)
Ciro Abbud Righi, Prof. Dr. ESALQ/USP
Gabriella da Silva Ribeiro, Enga. Flor. ESALQ/USP
Helena Ansanello Koury, Biól. M.Sc. ESALQ/USP
Ivan Crespo Silva, Prof. Dr. Presidente da SBSAF
Jefferson Lordello Polizel, Técnico em Informática - ESALQ/USP
Joel Leandro de Queiroga, Dr. - Embrapa Meio Ambiente
Manfred Willy Müller, Prof. Dr., Vice-Presidente da SBSAF
Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, Dra. UFFS (Univ. Fed. da Fronteira Sul)
Nina Publio Camareiro, Enga. Agr. ESALQ/USP
Poliana Beatriz Arantes, Dra. ESALQ/USP
Rozimar Campos Pereira, Profa. Dra. UFRB (Univ. Fed. do Recôncavo da Bahia)
Foto: Daniel Braga / ICRAF Brasil
Discurso de Abertura XII CBSAF
Piracicaba-SP,13 de dezembro de 2021
"A curiosidade humana está no cerne das motivações, abrindo fronteiras cada vez maiores para o conhecimento. A atitude heroica dos pesquisadores e aventureiros se constitui no desvendar das possibilidades pela realização de feitos concretos. Assim, as pessoas comuns podem vislumbrar um alargamento de suas oportunidades promovendo o avanço de toda a sociedade.
A agricultura é a atividade humana mais antiga e a mais importante até os dias atuais. Sua ação propositiva de metas exequíveis – das pessoas para as pessoas – faz do planejamento e da predição suas ferramentas no vislumbre de dias melhores, mais fartos e mais felizes. Desse modo, as atividades realizadas somente fazem sentido se tiverem as pessoas e sua satisfação nos mais diferentes níveis em sua essência.
O plantio, o cuidado, a participação humana nos processos e ciclos naturais são necessários para nos reencontrarmos e estabelecermos relações de troca. Dessa maneira, o melhor entendimento de antigos sistemas agrícolas e sua adoção renovada por práticas modernas podem em muito contribuir com nossa reconexão alcançando metas muito mais altas dado o sinergismo com a natureza. Os sistemas agroflorestais são, assim, oportunidades - muitas das quais se perdem pela vaidade humana e disputas político-ideológicas.
É por essa razão que é importante um congresso científico como este que tem como tema a conciliação de pessoas e a evolução de paradigmas. A ciência é o palco adequado àqueles que buscam um melhor entendimento, a verdade e a solução de dúvidas.
Espero que esta seja uma oportunidade proveitosa de encontros e conhecimentos que possam ser tanto para o deleite como para o nosso ajuste intelectual frente os fatos e o mundo que nos cerca."
Obrigado.
Prof. Dr. Ciro Abbud Righi
Vice-Presidente XII CBSAF